Quando Deixar Ir
- Ana Paula F. Santana
- 29 de set. de 2017
- 7 min de leitura

Eu tenho recebido muitas dúvidas sobre a atitude que devemos ter perante os maridos em DEIXÁ-LOS IR. Muitas vêm me perguntando como saber se estão deixando ir ou não e mais uma vez venho aqui abrir o livro confidencial da minha vida (risos). Vou dar os meus exemplos e vocês analisam se estão fazendo certo ou errado, tudo bem?
Nós mulheres modernas e independentes temos muitos dons, qualidades que as mulheres antigas não possuem. Temos dinamismo em resolver problemas muitas vezes melhores que os homens. Não temos que depender do marido para tudo que diz respeito as nossas necessidades e isso é maravilhoso, não é meninas? Conseguimos ser valorizadas no lado profissional e outras coisas. Só que isso tudo colocou em nós certo defeito na área sentimental. Temos a mania de controlar tudo relacionado ao nosso casamento, relacionamento com os filhos, com os pais e etc. Já reparou que estamos indignadas porque nossos maridos se interessaram por outras pessoas? Como se eles fossem obrigados a estarem conosco, pelo tempo que desperdiçamos com eles, trabalhamos e ajudamos a construir TUDO. Aí colocamos os filhos no meio. COMO É QUE PODEM SER TÃO CONVARDES E ABANDONAR OS FILHOS? Não queridas, nós fomos abandonadas, as crianças não tem nada a ver com isso. Muitos pais não vão visitar os filhos porque não suportam a troca de acusação que a mãe fica fazendo quando chegam para as visitas. É muitas vezes um meio de fugir de toda aquela discussão infindável, sabe. Agora, se as mães fossem mais sensatas e menos controladoras, separando o assunto deles do relacionamento com os filhos, haveria maior probabilidade de essa convivência ser um pouco menos dolorosa.
Quando meu esposo vinha visitar nossos filhos, era um inferno, de verdade. Eu não perdia a oportunidade de dar uma espetada e começar uma discussão. Incrível não é mesmo? Porque dentro de mim eu o queria novamente, mas fazia tudo errado. Então, depois que aprendi com o livro COMO DEUS PODE E VAI RESTAURAR O SEU CASAMENTO, com diversos versículos que são citados nele, mudei minha maneira de falar com meu esposo. Aí tudo bem, consegui me controlar e não mais brigava a cada troca de duas palavras. Só que o lance de deixar ir pra mim era o que me fazia ficar em dúvida. Essa parte não tinha no livro. Só dizia que eu precisava deixar ir... E quando não achamos na Bíblia e nem num livro de ensino como esse? Como fazemos? JOELHO NO CHÃO E MUITA ORAÇÃO! Eu fiquei muitos dias perguntando a Deus como seria, o que eu teria que fazer para deixar realmente o meu esposo ir. Então, juntei três versículos e adquiri esse ensinamento:
“Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem, não como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor (Efésios 5:15-17)”.
A maneira como nós mulher vivemos, brigando e dizendo palavras ruins aos nossos maridos, fazem com que perdemos a oportunidade de ter bons momentos ao lado deles. Precisamos buscar em Deus o entendimento do motivo pelo qual estamos passando por aquele problema e confiar que Ele está trabalhando para que vocês possam viver juntos, mas de maneira plena e feliz. Se ficarem discutindo e trocando acusações, o Espírito Santo afastará de você e o mau reinará. Deus não gosta de quem tem espírito de confusão e contenda. Fique calma sempre! Seja doce e gentil sempre! Não é porque seu marido merece, mas porque você precisa de Deus na sua vida e agir de maneira contrária só irá afastá-Lo de você.
”Mas uma pessoa é tentada quando é atraída e enganada pelos seus próprios maus desejos. Então esses desejos fazem nascer o pecado, e o pecado quando já está maduro, produz a morte (Tiago 1:14-15)”.
Deixa eu te explicar melhor. A situação do seu marido em relação a Deus é muito mais grave do que o término do seu casamento e o seu orgulho ferido. Seu marido foi atraído por Satanás com uma vida cheia de pecados, um mundanismo que está afastando o pai dos seus filhos de Deus e levando-o à morte. A Bíblia trata como morte, a natural, que é a passagem dele para o mundo dos mortos e a espiritual, que não deixa de ser morte também, porque viver no inferno é uma morte, não acha? Pois é minha querida. Seu marido está caminhando a passos largos para onde vai ter ranger de dentes e gritos angustiantes o resto da eternidade. Então, não se faça de coitadinha e injustiçada porque pelo menos nós estamos caminhando para o céu, estamos cada dia sendo transformadas pelo Espírito Santo e nossa tendência é melhorar a cada dia mais. A vida do seu esposo está por um fio, não percebe? Ele pode estar vivendo um jardim agora, mas quando ele começar a colher os frutos do seu pecado, vai ser muito doloroso e triste. Então amada, como mãe e mulher, comece a tomar um posicionamento de mulher de Deus e lute pelo menos para que a alma deste homem seja salva. Ele é o pai dos seus filhos e a metade da sua carne, motivos suficientes para você estar preocupada e lutar para que essa situação mude. Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. (Salmos 1:1)
Vamos esclarecer quem é quem nesse versículo. Ímpio é aquele que despreza ou simplesmente não vê importância em seguir a doutrina ou as leis de determinada religião. Esse versículo fala que NÃO podemos andar conforme o conselho deles. Então amada, nada de sair pra balada com as amigas solteiras, que dizem que você é uma pessoa livre já que seu marido está com outra. A Palavra de Deus fala que você está ligada ao marido enquanto ele viver. O pecado dele não justifica o seu, então engole o orgulho e deixa de pensar em vingança boba. Deixa pra Deus a justiça dos fatos injustos que aconteceu com você. Escarnecedores são pessoas que se deixam levar pelos desejos da carne, desprezando a lei e a repreensão que a Palavra de Deus lhes dá. Ele sabe que está fazendo errado, mas prefere satisfazer o desejo da carne ao invés de sacrificá-la. Não fique perto de “crentes moderninhos” e nem aqueles que acham que nem tudo é Deus, que não tem nada a ver, isso é coisa de crente fanático, corre desse tipo de pessoa! O Evangelho de Cristo não é brincadeira e devemos andar no caminho reto e entrar pela porta estreita. O que eu quero chegar é nessa parte:
NÃO SE DETEM NO CAMINHO DOS PECADORES.
Amadas, é isso que nós temos feito o tempo todo. Estamos no caminho dos nossos maridos sempre. Não perceberam? As crianças espirram ou fazem algo, a gente não pensa duas vezes e liga para os maridos afim de “avisar” que os filhos dele estão doentes. Quando as crianças nos fazem algo, já logo dizemos: liga para seu pai! Isso não é deixar ir. Quando deixamos ir, deixamos ir realmente. Não ficamos ligando falando dos problemas da casa, nem daquilo que está acabando ou que acabou. Quando deixamos ir não ligamos para avisar NADA daquilo que está acontecendo na casa que eles deixaram para trás. Quando precisamos de alguém para nos ajudar a solucionar problemas, DOBRAMOS OS JOELHOS NO CHÃO E CLAMAMOS PARA O NOSSO MARIDO CELESTIAL (Isaías 54:5). Quando nossos maridos estão em pecado e saem de nossas vidas é de extrema importância deixar eles se sujarem bastante no lamaçal do pecado. Isso vai fazê-los plantar coisas ruins e começar a receber de volta coisas que os farão pensar em toda situação.
Minhas queridas, as suas palavras, o seu desabafo, a sua tentativa de fazê-lo enxergar que está trazendo maldição para a vida dele, NÃO IRÁ FUNCIONAR. Ele está totalmente dominado e enfeitiçado pelas coisas que Satanás plantou na vida dele (OM, amizades, vícios e etc). Se todas as vezes que ele ligar você fazer uma sessão mãe e filho, tentando ensiná-lo como viver, isso vai fazer com que ele sinta mais ódio de você. Amada, você é uma mulher de Deus? A Bíblia é seu manual de fé? Então porque você ainda insiste de seguir os padrões do mundo discutindo relação com seu marido? Não está vendo que isso fará a situação ficar cada vez pior? Então amada, CALE-SE e DEIXE ESSE HOMEM IR. Se ele lhe pediu o divórcio, assine os papéis, o acordo e deixe ele ir embora. Se seu marido decidiu sair de casa e morar com OM, os pais, com amigos ou parentes, não fique indo atrás, ligando, tentando rastrear o que ele está fazendo ou com quem está, desligue do seu marido terreno e CONECTE-SE NO SEU MARIDO CELESTIAL. Peça a Deus que toque no coração do seu marido, que troque seu coração de pedra por um de carne e incline o coração do seu esposo novamente pra você! Amada, é muito importante o DEIXAR IR. Eu sei do que eu estou falando amadas, enquanto eu não deixei meu marido ir, não vi as palavras e pedidos de perdão vindos direto do coração quebrantado que Deus plantou nele. Não fique com medo de ele esquecer você ou seus filhos, isso será apenas um tempo. Deus vai começar a ter conversas com o coração dele e isso fará toda a diferença na sua restauração. Não adiantou enquanto eu queria fazê-lo enxergar o seus erros, eu precisei deixar Deus dominar a situação, porque o meu interferir estava atrapalhando tudo.
Se você já deixou seu marido ir e está no tempo de espera, continue orando e pedindo a Deus para inclinar o coração do seu esposo pra você novamente. Quando conseguir ter uma oportunidade de falar com ele, nem que seja cinco segundos, deixe que a impressão dessa conversa seja ótima. Faça o seu marido reencontrar o prazer em papear com você. Amada, se começar a tornar as conversas entre seu marido prazerosas, você se surpreenderá com a quantidade de ligações que ele fará a respeito de assuntos bobinhos, mas que serão essenciais para estreitar os laços novamente entre vocês. Deixe de ser orgulhosa viu? Trate seu marido bem, independente do que ele fez ou está fazendo! Faça isso por amor e obediência à Palavra de Deus.
(Texto publicado em 02/11/2013)















Comentários